Mapa

          O mapa, que pode ser acessado AQUI, mostra as áreas onde foram realizadas coletas de mosquitos, contendo o número de mosquitos e as espécies que foram identificadas. As espécies marcadas com um * são aquelas que podem transmitir doenças. Os principais grupos de mosquitos transmissores de doenças na região estão citados abaixo.

Boletins

          Abaixo você encontra os boletins dos meses de coletas, com as informações, além de características como a temperatura e clima, e como isso afeta na proliferação dos mosquitos.

Previna-se

           O mosquito coloca seus ovos em locais que acumulam água parada, geralmente no lado de fora da casa. Quando ele cresce e vira adulto ele prefere viver no aconchego do seu lar, ou seja, dentro de sua casa.

           É muito importante você cuidar do seu terreno para evitar coisas que acumulam água, a mamãe mosquito coloca seus ovos que podem nascer e crescer e chegar a fase adulta em até 7 dias, vale lembrar que em dias de calor pode ser em apenas 3 ou 4 dias.


Principais Mosquitos

  • Culex: São mosquitos de pequeno a grande porte, com cor marrom ou palha, sem a presença de manchas nas asas. Eles costumam viver em meio a natureza, onde também costumam por seus ovos ( como em plantas, troncos, fossas, esgotos, etc. ). A fêmea se alimenta de sangue para gerar seus ovos, podendo ser cerca de 200 ao decorrer de sua vida.

  • Anopheles: A maioria desses mosquitos possuem manchas brancas nas asas, um abdomên curvado para cima, coloração escura e algumas de suas espécies transmite a malária, sendo ele o maior animal causador de mortes do mundo atualmente. Este mosquito prefere viver mais próximo de criadouros naturais. A fêmea se alimenta de sangue e pode botar cerca de 150 à 200 ao decorrer da vida, em locais naturais, em sua maioria. Destaca-se a espécie A. darlingi, considerada a principal transmissora de malária no Brasil.

  • Aedes: Este mosquito possui listras brancas com um corpo escuro e tem, em sua grande maioria, porte pequeno. Ele prefere viver em ambientes urbanos, principalmente dentro das casas. A alimentação de sangue é feita pela fêmea, podendo colocar até cerca de 200 ovos ao decorrer de sua vida. Uma espécie que podemos destacar é a A. aegypti, principal transmissora de quatro doenças muito severas ao ser humano, sendo três delas sem cura ou vacina: febre amarela (que possui vacina), dengue, chikungunya e zika.
  • Sabethes: Apresenta um abdômen para cima, com as patas traseiras curvadas para frente e tem porte grande. Prefere viver nas copas das árvores, principalmente em matas, se alimentar do sangue de outros animais e pouco pelo sangue humano. Do ovo até a fase adulta, pode levar em média 30 dias. A grande maioria de suas espécies são transmissoras de febre amarela.

Mais informações

           Você ainda pode encontrar mais informações sobre a sua cidade e em qual situação ela se encontra no site da DIVE, que pode ser acessado AQUI.

Ajudando nosso município, mudamos o mundo.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora